Bolo de Abacaxi, superei um trauma!

Padrão

Por Lu

É sexta-feira uhuuu, sexta-feira uhuuu!! \o/ E vocês acham mesmo que iríamos deixar a sexta-feira chegar e não postar nada engordativo??? Muháhahahaha (bruxafeelings) “ObvEo” que não! E como prometido no post anterior, hoje trago o Bolo de Abacaxi! Siiim aquele que fiz pro niver do maridão!

Daí que esse é “O” bolo que marido adora e que eu sempre quis fazer… Maaaas por puro medo de errar, nunca tinha feito hehehehe até porque minha sogra faz tão perfeitamente que eu não tava muito afim de arriscar não! kkkkkkkkk  Só que o amor faz milagres né? (oooowwwnn) E então decidi respirar fundo e tentar fazer o agrado. O problema minha gente, não era o bolo em si, mas sim a bendita da calda caramelada que eu tenho trauma infinita! Lembram do post da banana caramelada? (se não lembra, clica aqui), nunca acertei a bendita calda, eu não sei fazer!!!  Kkkkkkkkkkkk Mas liguei pra minha mãe, peguei todas dicas e tal e fui lá, na fé vencer mais um obstáculo culinarístico da minha vida!

E vocês acham mesmo que acertei a calda de 1º??? Ahahahaha não, né! A 1º ficou mole… liguei desesperada pra minha mãe e ela mais uma vez falou como era. A 2º queimei! Kkkkkkkkkkk e até que enfim na TERCEIRA tentativa, acerteeeei uhuuu \o/!! Ok, gastei quase 1kg de açúcar só nas caldas… mas consegui! :P #chupacaramelo RÁ!

Então, segue aí a receita:

Massa:

  • 2 ½ xícaras de açúcar
  • 1 margarina de 250g
  • 3 ovos – claras em neve
  • 1 xícara de leite – usei leite de coco
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
  • 1 abacaxi em rodelas – usei 1 lata de  abacaxi em calda, aproveitei e peguei  ½ xícara da calda e coloquei na massa também pra dá um gostinho à massa.
  • Ameixas e/ou passas para enfeitar

Caramelo

  • 1 xícara de açúcar – como eu queria mais melequento , usei 2 xícaras
  • ¼ xícara água

Como faz?

Primeiro de tudo faça a calda, se você é craque nisso ótimo, vai tirar de letra ahahaha mas como eu não sou… vou colocar aqui como consegui. Coloquei o açúcar e a água numa panela, misturei tudo e depois acendi o fogo. Deixei em fogo alto até começar a ficar douradinho, daí fiquei mexendo até ficar com a cor de caramelo e desliguei. Despejei numa forma e fiquei espalhando pelo lados, a medida que ela vai esfriando vai endurecendo, o ideal é que a forma fique toda meladinha, dos lados e no fundo. Deixe o caramelo endurecer e esfriar.

Vamos para a massa, é aquele bolo comum, básico. Bata a margarina com o açúcar, depois acrescente as gemas, bata mais um pouco até ficar um creme. Acrescenta o leite (e no meu caso coloquei um pouco da calda do abacaxi, da lata), bata mais um pouco. Acrescente o trigo peneirado aos poucos e vá batendo. Com uma colher de pau acrescente o fermento e por ultimo as claras em neve, daí vai delicadamente mexendo com a colher de pau até as claras se incorporarem por completo à massa. Sobrou um pouco de abacaxi, daí piquei e joguei na massa também!

Na forma, com o caramelo já duro, passe manteiga , no fundo e dos lados e polvilhe açúcar. Disponha as rodelas de abacaxi (sem o talo do centro, pra ficar um buraco mesmo) e no meio dos buracos coloque 1 ameixa, pra enfeitar mais coloquei passas ao redor. Daí coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 40min. Pra saber se ta bom é o clássico teste do palito. ;)

Dica: Quando estiver assado, espere o bolo esfriar. Depois de frio, na chama do fogão dê aquela esquentadinha na “bunda” da forma, que é pro caramelo derreter e desenformar com facilidade!!! Essa é a dica maravilhosa da minha mãe, pois muitas receitas mandam desenformar o bolo quente, porém quando você faz isso a massa do bolo ainda não ta consistente e pode quebrar… esperando esfriar não, ela já ta bem consistente, daí é só da a esquentadinha e beleza!! ;)

About these ads

»

  1. O bolo de abacaxi parece muito gostoso! Eu tenho trauma de fazer quindins, nunca acerto! hihih Mas na cozinha a ideia é essa: não deisitir nunca!
    bjs

    • É isso mesmo Andrea, a gente vai superando as barreiras!! ahahahaha e é sempre mais gostoso! Quando vencer o trauma do quindim, manda pra gente?! Eu tbm não sei fazer!!!! =D
      Bj, Lu

  2. Olha, eu experimentei esse bolo (experimentei não, o Tiago surgiu com pedacinhos dele no trabalho e eu devorei!! =D) e estava maravilhoso. Já que a Lu explicou muito a calda, eu queria dar um destaque especial para a massa. O abacaxi que foi adicionado em calda e pedaços deu um sabor delicioso, e acho que ficaria bom mesmo em um bolo simples, sem cobertura, para dar uma graça ao pão-de-ló, acompanhando chá, café com leite ou chocolate quente.
    E é isso aí!! Queria dizer que é um privilégio ser cobaia ocasional das Zefinhas, e mandar um beijão para a chef Lu. Se precisar de pareceres superespecializados (ooO! ;) ), estou às ordens!!!

  3. Amiga eu já te disse que vc arrasa!!!! Esse bolo ficou com uma cara maravilhosa, qqer dia testarei aqui e te aviso depois! beijao

  4. PARABÉNS mesmo!!!
    Super q ficou lindo e é vero q deve ter ficado uma delícia…

    [Já descobri q tenho algo parecido com essas Zefas q eu tanto acompanho neste blog: Amanda (carne dura); com Lu (trauma de calda de caramelo)... aff
    nós vamos superar essas dificuldades... e mesmo q a carne continue DURA ou q o caramelo INSISTA em queimar, lá estaremos nós em busca do prato perfeito!!! kkkkkkkkkkk]

    BjS:- )

  5. Pingback: O Quindim da Dona Cema: fácil, simples e gostoso! « Blog das Zefinhas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s