Coalhada Síria, a preferida forever!!!

Padrão

Por Lu

Sabe quando você faz uma receita e não consegue mais viver sem ela?! Pronto, está é a minha relação com a coalhada síria!!! Gente, me chamem de exagerada, mas aqui em casa, enquanto eu puder, jamaaaaaaais deixarei de fazer minha coalhadinha mais perfeita de todos os tempos!!! kkkkkkkkkk :D

Eu acho que, se existe “vida passada”, eu era árabe… porque pense numa culinária que eu gosto demais! Ainda não tive a oportunidade de provar de tudo, mas do pouco que comi sou totalmente apaixonada. Esta coalhada eu provei num restaurante árabe daqui da cidade e ela não saiu da minha cabeça. Cheguei em casa e fui catar a danada da receita na net, achei essa aqui que eu vou passar e tudo na minha vida mudou! ahuehauheuhuahe Não vi muuuitas variações, uma coisinha aqui outra ali. Eu fiz minhas alterações e achei muito bom.

E olha como é baratinha e super fácil de fazer, só requer paciência porque são 24h pra ficar pronta.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de leite – dizem que é melhor aqueles tipo C (de saquinho), mas aqui por perto não acho, usei de caixinha mesmo e deu certo.
  • 1 copo de iogurte natural

Como faz?

Ferva o leite. Depois espere amonar um pouco, o ponto certo é quando você coloca a ponta do dedo midinho no leite e consegue permanecer com ele dentro, sem se queimar né, por 10 segundos. Até lá vai queimando o dedinho fia kkkkkkkkkk :P. Daí, você passa pra uma vasilha que feche bem e coloca o iogurte, mistura beeeeem. Fecha a vasilha, enrola num jornal ou toalha (eu pra garantir enrolei nos 2) que é pra manter a temperatura. Daí coloca pra descansar em lugar abafado, dentro do forno de microondas ou no forno convencional são ideais. Deixa lá o leite por pelo menos 12 horas ou até que você perceba que coalhou. Essa é a coalhada fresca, uma DELÍCIA de comer com mel… ai ai ai como eu gosto disso! hahahaha Agora é a vez de secar a coalhada, comprei um coador de café sabe? aqueles de tecido. Então coloquei essa coalhada fresca dentro e pendurei (eu tive que improvisar, então amarrei o coador na torneira da pia com barbante hahahahahaha MacGyver woman hohoho) e deixei lá secando por mais 10-12 horas. Aí é que tá, se você quiser ela mais azedinha e com uma consistência mais dura, deixa mais tempo, se quiser mais cremosa deixa por menos tempo. Depois é só tirar do coador e temperar com uma pitada de sal e azeite extra virgem, essa é a base, esse creminho que fica pode ser temperado de várias formas, com ervas finas, com pimenta… GENTE, fica um gostinho de queijo, mais azedinho coisa beeeem suave… nossa numa torradinha, bolachinha ou no pão substitui perfeitamente um requeijão! E ó, sai beeem mais baratinho hein?! E saudável!

Um pouquinho da coalhada fresca com mel... Hmmmm

Pois bem, deixo aqui também o vídeo da receita que achei no youtube, neste vídeo ele usa 1 iogurte para 2 litros de leite, mas como eu amo iogurte diminui no leite pra dá mais sabor e também não usei leite em pó porque eu não tinha em casa! =P

P.S: A coalhada fresca fica uma delícia só com mel, mas também fica um pecado batida com frutas frescas!

P.S2: Você pode guardar 1 copo da coalhada fresca para ser usada na próxima coalhada, aí nem precisa comprar o iogurte natural ;)

Bjos.

About these ads

»

  1. Deu água na boca!!

    Eu tambémmmmm tenho certeza de que já fui araebaba. Não é possivel. Adoro as comidinhas de lá, e várias outras coisas tb.. chás, algumas roupas, acessórios.. enfim. kkkkkkkkk

    Beijos

  2. Pingback: Jantar Árabe – Parte 2: Tabule e Raita de Pepino «

  3. Gente, eu faço assim. fervo 5 litros de leite de saquinho integral, deixo amornar e coloco um copo de iogurte nestlé natural desnatado, aquele do copinho verde, usei todas as marcas mas esse ai é o que deu melhor coalhada, mais consistente e sem muita baba, como a temperatura em Cuiabá é muito alta, apenas cubro a vasilha, e deixo repousar de um dia para o outro. Ai faço a festa, de manhã, de tarde e de noite, mas gosto mesmo de coalhada que coloco num copo, adiciono açúcar e umas gotas de baunilha e mexo bem. Fica uma delícia.Também bato com frutas que fica ótimo. Já minha mulher, gosta da coalhada quase seca, meia cremosa, ai tempera com sal e azeite e come com pão francês. Questão de gosto. Mas que é muito bom para a saúde, ah isso lá é verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s